sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Verdade Crua II...

Foto by: R.G.
“Não acreditava que um dia destes chegasse. E agora, Março de 2007, veio com a brutalidade de uma explosão no peito. Não imaginava que fosse assim, tão doloroso e, ao mesmo tempo, tão pouco digno como a velhice e a decadência. Tão reles. O olhar de pena dos outros, palavras de esperança em que não têm fé.
(...)
Suceda o que suceder, uma coisa tenho por certa: isto alterou, de cabo a rabo, a minha vida. Ignoro em que sentido, ignoro como. Sei que alterou. Santa Maria. O que farei daqui para a frente, se existir daqui para a frente?
(...)
o cancro ratando ratando, injusto, teimoso, cego. Mói e mata. Mata. Mata. Mata. Mata. Levou-me tantas das pessoas que mais queria. E eu, já agora, quero-me? Sim. Não. Sim. Não – sim. Por enquanto meço o meu espanto, à medida que nas árvores da cerca uns pardais fazem ninho. A primavera mal começou e eles truca, ninho. Obrigado, Senhor, por haver futuro para alguém.”
António Lobo Antunes
.

António Lobo Antunes soube dizer, como só ele sabe, o que sentimos quando nos dizem que temos cancro. De repente, somos obrigados a olhar para uma realidade que não queremos aceitar. Por vezes, o medo de entrar numa luta desigual apodera-se nós... mas é preciso enfrentar esta realidade com coragem e sempre com o apoio daqueles que amamos e que nos amam.
Porque o cancro não escolhe idades, pessoas, sexo, ..., ele vem e instala-se, nós estamos cá para o travar. Sim, nós porque esta não é uma luta que se trave sozinho...
A todos os que me rodeiam, um muito OBRIGADO por ajudarem a suavizar esta dor, este medo... pela força que me têm dado para que no fim eu possa sair vencedora deste combate.

3 comentários:

Anjo De Cor disse...

bem... amiga, fiquei um pouco assustada ao leer o teu texto, assustada no sentido de não estar a contar com a noticia, vais superar, tenho a certeza ;) Força! a vida é bela e mereces continuar a fazer parte dela ... pensa assim, há muita gente que precissa de ti ;)
Um Grande Beijinho desejo-te tudo do melhor e se precisares de alguma coisa conta cmg, tens o meu e-mail no meu blog.
Bjs**

Luna disse...

Nada, na vida são facilidades, encontramos tantos obstáculos que pensamos não conseguir superar, mas como uma guerreira, mulher coragem, vencedoras, nunca, mas nunca mesmo podemos baixar os braços, esta minha querida é mais um desses obstáculos que vais superar de cabeça erguida por que a uma mulher nada a derrota, pensamento positivo acima de tudo, e se precisares de mim para algo estou aqui.
beijinhos

Anónimo disse...

Sempre publicas-te....
Estás numa jornada, tem envolvido espera muitos e diversos sentimentos contudo tens mostrado muita coragem, força, persistência e perseverança. Falta trilhar mais algumas etapas.... Estarei aqui :)

Nos momentos de maior angústia não esqueçe que:
Enganam-se os que pensam que só nascemos uma vez.
Para quem quiser ver a vida está cheia de nascimentos.
Nascemos muitas vezes ao longo da infância
quando os olhos se abrem em espanto e alegria.
Nascemos nas viagens sem mapa que a juventude arrisca.
Nascemos na sementeira da vida adulta,
entre invernos e primaveras maturando
a misteriosa transformação que coloca na haste a flor
e dentro da flor o perfume do fruto.
Nascemos muitas vezes naquela idade
onde os trabalhos não cessam, mas reconciliam-se
com laços interiores e caminhos adiados.

Enganam-se os que pensam que só nascemos uma vez.
Nascemos quando nos descobrimos amados e capazes de amar.
Nascemos no entusiasmo do riso
e na noite de algumas lágrimas.
Nascemos na prece e no dom.
Nascemos no perdão e no confronto.
Nascemos em silêncio ou iluminados por uma palavra.
Nascemos na tarefa e na partilha.
Nascemos nos gestos ou para lá dos gestos.
Nascemos dentro de nós e no coração de Deus.

O que Jesus nos diz é:
"Também tu podes nascer",
pois nós nascemos, nascemos, nascemos.
Bjux